Santo Agostinho 354-430


Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos.

Nada estará perdido enquanto estivermos em busca.

A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos para recebê-la.

Dá-me a castidade e a continência, mas não agora.

A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei.

Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.

Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.

Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.

Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.

As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.

Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.

Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos.

Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença.

Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua.

O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado.

Pois o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.

Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás.

Ame o pecador mais odeie o pecado.

Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita.

Aquele que nos criou sem a nossa ajuda, não nos salvará sem nosso consentimento.

A alma só se alimenta daquilo que lhe traz alegria.

Uma vez por todas, foi-te dado
somente um breve mandamento:
Ama e faze o que quiseres.
Se te calas,
cala-te movido pelo amor;
se falas em tom alto, fala por amor;
se corriges, corrige por amor;
se perdoas, perdoa por amor.
Tem no fundo do coração
a raiz do amor:
dessa raiz não pode
sair senão o bem!

No interior do homem habita a verdade.

Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa.

Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.

Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro.Talvez fosse melhor dizer que os tempos são: o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro.
E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a memória, o presente do presente é a percepção, o presente do futuro é a expectativa.

⁠O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.

Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.

Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.

Recebe este livro de minhas Confissões que tanto desejaste. Contempla-me, para que não me louves mais do que sou. Julga-me não pelo que os outros dizem de mim, mas pelo que eu digo nelas. Contempla-me nelas e vê o que fui, na realidade, quando estive abandonado a mim mesmo(...)

Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.
A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.

Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.

Se quiser conhecer uma pessoa não observe o que ela faz, mas o que ela ama.

Diante de Deus, está sempre a descoberto o abismo da consciência humana: que poderia haver de oculto em mim para Deus, por mais que eu não quisesse dizer a verdade? Conseguiria apenas ocultar Deus aos meus olhos, mas não poderia ocultar-me dos seus.

Certamente estamos em uma categoria comum com as bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.

O ocioso caminha devagar... por isso que todos os vícios o alcançam.

Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.

O homem bom, embora um escravo, é livre, o ímpio, ele reina, mas é um escravo.

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.
Tu me tocaste, e agora ardo no desejo de tua paz.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.

Não pode saciar a fome quem lambe pão pintado.

Se o bem vem de Deus, o mal se origina da ausência do bem e só pode ser atribuído ao homem, por conduzir erroneamente as próprias vontades.

Ou seremos controlados por satanás, ou pelo "eu", ou por Deus. O controle de satanás é escravidão. O controle do "eu" é soberba. O controle de Deus é vitória.

Todos os pecados se apegam ao mal, para que se realize, Só a soberba se apega ao bem, para que pereça.

A prece. Ah, como são tocantes as palavras que se desprendem dos lábios na hora da prece! Porque a prece é o orvalho divino, que suaviza o excessivo calor das paixões.

O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma.

A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do nosso interior, que somente abrimos ao amigo.

A alma dá ordens ao corpo e é imediatamente obedecida. A alma dá ordens a si mesma e depara com resistências. A alma ordena que a mão se mexa, e é uma operação tão fácil, que mal se distingue a ordem de sua execução. E, no entanto, a alma é alma e a mão é corpo. A alma dá à alma a ordem de querer: uma não se distingue da outra e no entanto ela não age. De onde vem esse prodígio?

Quando fores orar, começa perdoando.

O mundo é um livro e aquele que não viaja lê sempre a mesma página.

Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.

Perguntei à terra,
ao mar, à profundeza
e, entre os animais, às criaturas que rastejam,
Perguntei aos ventos que sopram
e aos seres que o mar encerra.
Perguntei aos céus, ao sol, à lua e às estrelas
e a todas as criaturas à volta da minha carne:
Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava
Sua resposta era a sua beleza.

A razão não se submeteria nunca, se não julgasse que há ocasiões em que deve submeter-se.

Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.

A probabilidade de um homem finito compreender o Deus infinito é a mesma que uma criança tem de despejar o oceano num buraco que ela fez na areia.

O que tornou Adão capaz de obedecer às ordens de Deus também o tornou capaz de pecar.

Aquele que estava deitado na manjedoura fez-se frágil, mas não renunciou à sua condição divina; assumiu aquilo que não era, mas permaneceu aquilo que era. Eis que temos diante de nós Cristo menino: cresçamos juntamente com Ele.

A verdade é como um leão; você não precisa defendê-la. Deixe-a solta, e ela se defenderá a si mesma.

Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre.

Errar é humano, continuar no erro é diabólico.

Observa primeiramente se sabes amar-te a ti mesmo; depois, te recomendo que ames o próximo como te amas a ti. Se ainda não sabes amar-te a ti mesmo, enganarás ao próximo como te enganas-te a ti.

Não importa o que um homem sofra, mas como ele se comporta no sofrimento. Ó homem, não está em tua mão sofrer ou não sofrer, mas se no sofrimento tua vontade se degrada ou se dignifica.

Ser fiel no mínimo é algo de grande. Queres ser grande? Começa com o mínimo.

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

A ignorância e a estupidez se disfarçam sob o nome de simplicidade e inocência. Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.

A verdade deve ser dita com amor, mas o amor nunca pode impedir a verdade de ser dita.

É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta.


Comentários

  1. Moi, ele falou quase tudo, sobre tudo. Fantástico, vou ter que reler para tentar aprender!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Barra

Tia Marta

Gaza