Santo Agostinho 354-430
Recebe este livro de minhas Confissões que tanto desejaste. Contempla-me, para que não me louves mais do que sou. Julga-me não pelo que os outros dizem de mim, mas pelo que eu digo nelas. Contempla-me nelas e vê o que fui, na realidade, quando estive abandonado a mim mesmo(...)
Aprova aos bons, tolera os maus e ama a todos.
Nada estará perdido enquanto estivermos em busca.
A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos para recebê-la.
Dá-me a castidade e a continência, mas não agora.
Nada estará perdido enquanto estivermos em busca.
A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos para recebê-la.
Dá-me a castidade e a continência, mas não agora.
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova!
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.
Tu me tocaste, e agora ardo no desejo de tua paz.
A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei.
Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.
Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.
Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.
Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.
As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.
Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.
Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos.
Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença.
Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua.
O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado.
Pois o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.
Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás.
Ame o pecador mais odeie o pecado.
Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita.
Aquele que nos criou sem a nossa ajuda, não nos salvará sem nosso consentimento.
A alma só se alimenta daquilo que lhe traz alegria.
Uma vez por todas, foi-te dado
somente um breve mandamento:
Ama e faze o que quiseres.
Se te calas,
cala-te movido pelo amor;
se falas em tom alto, fala por amor;
se corriges, corrige por amor;
se perdoas, perdoa por amor.
Tem no fundo do coração
a raiz do amor:
dessa raiz não pode
sair senão o bem!
No interior do homem habita a verdade.
Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa.
Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro.Talvez fosse melhor dizer que os tempos são: o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro.
E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a memória, o presente do presente é a percepção, o presente do futuro é a expectativa.
O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.
Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.
Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.
Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.
A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.
Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.
Se quiser conhecer uma pessoa não observe o que ela faz, mas o que ela ama.
Diante de Deus, está sempre a descoberto o abismo da consciência humana: que poderia haver de oculto em mim para Deus, por mais que eu não quisesse dizer a verdade? Conseguiria apenas ocultar Deus aos meus olhos, mas não poderia ocultar-me dos seus.
Certamente estamos em uma categoria comum com as bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.
O ocioso caminha devagar... por isso que todos os vícios o alcançam.
Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.
O homem bom, embora um escravo, é livre, o ímpio, ele reina, mas é um escravo.
A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Não pode saciar a fome quem lambe pão pintado.
Se o bem vem de Deus, o mal se origina da ausência do bem e só pode ser atribuído ao homem, por conduzir erroneamente as próprias vontades.
Ou seremos controlados por satanás, ou pelo "eu", ou por Deus. O controle de satanás é escravidão. O controle do "eu" é soberba. O controle de Deus é vitória.
Todos os pecados se apegam ao mal, para que se realize, Só a soberba se apega ao bem, para que pereça.
A prece. Ah, como são tocantes as palavras que se desprendem dos lábios na hora da prece! Porque a prece é o orvalho divino, que suaviza o excessivo calor das paixões.
O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma.
A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do nosso interior, que somente abrimos ao amigo.
A alma dá ordens ao corpo e é imediatamente obedecida. A alma dá ordens a si mesma e depara com resistências. A alma ordena que a mão se mexa, e é uma operação tão fácil, que mal se distingue a ordem de sua execução. E, no entanto, a alma é alma e a mão é corpo. A alma dá à alma a ordem de querer: uma não se distingue da outra e no entanto ela não age. De onde vem esse prodígio?
Quando fores orar, começa perdoando.
O mundo é um livro e aquele que não viaja lê sempre a mesma página.
Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.
Perguntei à terra,
ao mar, à profundeza
e, entre os animais, às criaturas que rastejam,
Perguntei aos ventos que sopram
e aos seres que o mar encerra.
Perguntei aos céus, ao sol, à lua e às estrelas
e a todas as criaturas à volta da minha carne:
Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava
Sua resposta era a sua beleza.
A razão não se submeteria nunca, se não julgasse que há ocasiões em que deve submeter-se.
Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.
A probabilidade de um homem finito compreender o Deus infinito é a mesma que uma criança tem de despejar o oceano num buraco que ela fez na areia.
O que tornou Adão capaz de obedecer às ordens de Deus também o tornou capaz de pecar.
Aquele que estava deitado na manjedoura fez-se frágil, mas não renunciou à sua condição divina; assumiu aquilo que não era, mas permaneceu aquilo que era. Eis que temos diante de nós Cristo menino: cresçamos juntamente com Ele.
A verdade é como um leão; você não precisa defendê-la. Deixe-a solta, e ela se defenderá a si mesma.
Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre.
Errar é humano, continuar no erro é diabólico.
Observa primeiramente se sabes amar-te a ti mesmo; depois, te recomendo que ames o próximo como te amas a ti. Se ainda não sabes amar-te a ti mesmo, enganarás ao próximo como te enganas-te a ti.
Não importa o que um homem sofra, mas como ele se comporta no sofrimento. Ó homem, não está em tua mão sofrer ou não sofrer, mas se no sofrimento tua vontade se degrada ou se dignifica.
Ser fiel no mínimo é algo de grande. Queres ser grande? Começa com o mínimo.
Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
A ignorância e a estupidez se disfarçam sob o nome de simplicidade e inocência. Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
A verdade deve ser dita com amor, mas o amor nunca pode impedir a verdade de ser dita.
É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta.
Tarde demais eu te amei!
Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava fora!
Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas.
Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem.
Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez.
Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti.
Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti.
Tu me tocaste, e agora ardo no desejo de tua paz.
A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei.
Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.
Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.
Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.
Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.
As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.
Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.
Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos.
Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença.
Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua.
O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado.
Pois o Deus Todo-Poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.
Não queiras entender para crer; crê para que possas entender. Se não crês, não entenderás.
Ame o pecador mais odeie o pecado.
Para muitos a abstinência total é mais fácil do que a moderação perfeita.
Aquele que nos criou sem a nossa ajuda, não nos salvará sem nosso consentimento.
A alma só se alimenta daquilo que lhe traz alegria.
Uma vez por todas, foi-te dado
somente um breve mandamento:
Ama e faze o que quiseres.
Se te calas,
cala-te movido pelo amor;
se falas em tom alto, fala por amor;
se corriges, corrige por amor;
se perdoas, perdoa por amor.
Tem no fundo do coração
a raiz do amor:
dessa raiz não pode
sair senão o bem!
No interior do homem habita a verdade.
Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa.
Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro.Talvez fosse melhor dizer que os tempos são: o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro.
E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a memória, o presente do presente é a percepção, o presente do futuro é a expectativa.
O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.
Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.
Preocupas-te se a árvore de tua vida tem galhos apodrecidos? Não percas tempo; cuida bem da raiz e não terás de andar pelos galhos.
Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.
A verdadeira felicidade não consiste em ter muito, mas em contentar-se com pouco.
Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.
Se quiser conhecer uma pessoa não observe o que ela faz, mas o que ela ama.
Diante de Deus, está sempre a descoberto o abismo da consciência humana: que poderia haver de oculto em mim para Deus, por mais que eu não quisesse dizer a verdade? Conseguiria apenas ocultar Deus aos meus olhos, mas não poderia ocultar-me dos seus.
Certamente estamos em uma categoria comum com as bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor.
O ocioso caminha devagar... por isso que todos os vícios o alcançam.
Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita.
O homem bom, embora um escravo, é livre, o ímpio, ele reina, mas é um escravo.
A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Não pode saciar a fome quem lambe pão pintado.
Se o bem vem de Deus, o mal se origina da ausência do bem e só pode ser atribuído ao homem, por conduzir erroneamente as próprias vontades.
Ou seremos controlados por satanás, ou pelo "eu", ou por Deus. O controle de satanás é escravidão. O controle do "eu" é soberba. O controle de Deus é vitória.
Todos os pecados se apegam ao mal, para que se realize, Só a soberba se apega ao bem, para que pereça.
A prece. Ah, como são tocantes as palavras que se desprendem dos lábios na hora da prece! Porque a prece é o orvalho divino, que suaviza o excessivo calor das paixões.
O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma.
A procura de Deus começa pelo mais íntimo do ser do nosso interior, que somente abrimos ao amigo.
A alma dá ordens ao corpo e é imediatamente obedecida. A alma dá ordens a si mesma e depara com resistências. A alma ordena que a mão se mexa, e é uma operação tão fácil, que mal se distingue a ordem de sua execução. E, no entanto, a alma é alma e a mão é corpo. A alma dá à alma a ordem de querer: uma não se distingue da outra e no entanto ela não age. De onde vem esse prodígio?
Quando fores orar, começa perdoando.
O mundo é um livro e aquele que não viaja lê sempre a mesma página.
Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.
Perguntei à terra,
ao mar, à profundeza
e, entre os animais, às criaturas que rastejam,
Perguntei aos ventos que sopram
e aos seres que o mar encerra.
Perguntei aos céus, ao sol, à lua e às estrelas
e a todas as criaturas à volta da minha carne:
Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava
Sua resposta era a sua beleza.
A razão não se submeteria nunca, se não julgasse que há ocasiões em que deve submeter-se.
Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.
A probabilidade de um homem finito compreender o Deus infinito é a mesma que uma criança tem de despejar o oceano num buraco que ela fez na areia.
O que tornou Adão capaz de obedecer às ordens de Deus também o tornou capaz de pecar.
Aquele que estava deitado na manjedoura fez-se frágil, mas não renunciou à sua condição divina; assumiu aquilo que não era, mas permaneceu aquilo que era. Eis que temos diante de nós Cristo menino: cresçamos juntamente com Ele.
A verdade é como um leão; você não precisa defendê-la. Deixe-a solta, e ela se defenderá a si mesma.
Com caridade o pobre é rico, sem caridade o rico é pobre.
Errar é humano, continuar no erro é diabólico.
Observa primeiramente se sabes amar-te a ti mesmo; depois, te recomendo que ames o próximo como te amas a ti. Se ainda não sabes amar-te a ti mesmo, enganarás ao próximo como te enganas-te a ti.
Não importa o que um homem sofra, mas como ele se comporta no sofrimento. Ó homem, não está em tua mão sofrer ou não sofrer, mas se no sofrimento tua vontade se degrada ou se dignifica.
Ser fiel no mínimo é algo de grande. Queres ser grande? Começa com o mínimo.
Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
A ignorância e a estupidez se disfarçam sob o nome de simplicidade e inocência. Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
A verdade deve ser dita com amor, mas o amor nunca pode impedir a verdade de ser dita.
É melhor coxear pelo caminho do que avançar a grandes passos fora dele. Porque quem coxeia pelo caminho, embora avance devagar, aproxima-se da meta, enquanto que quem segue fora dele quanto mais corre mais se afasta.
Moi, ele falou quase tudo, sobre tudo. Fantástico, vou ter que reler para tentar aprender!
ResponderExcluirAbraço!