G. K. Chesterton 1874-1936


Quando se deixa de acreditar em Deus passa-se a acreditar em qualquer coisa.

Sou homem e, por conseguinte, trago todos os demônios no meu coração.

Um sujeito suficientemente esperto para ganhar muito dinheiro tem se ser suficientemente cretino para querer esse dinheiro.

O grande poeta existe para mostrar ao homem pequeno o quanto ele é grande.

Não foi o mundo que piorou, as coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.

A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra.

Quem acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade.

O miserável receio de ser sentimental é o mais vil de todos os receios modernos.

Cheguei à conclusão de que o otimista achava tudo bom menos o pessimista, e o pessimista achava tudo ruim, menos ele mesmo.

Reclamar que só posso me casar uma vez é como reclamar que só nasci uma vez. (...) Poligamia é falta de realização no sexo; é como um homem que quer comer uma pêra, mas colhe cinco só para se distrair.

Se verdadeiramente vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la a todo o custo.

Onde quer que haja adoração a animais, ali haverá sacrifício humano.

Fé é aquilo capaz de sobreviver a um estado de ânimo.

Contos de fada não dizem às crianças que dragões existem. Crianças já sabem que dragões existem. Contos de fada dizem às crianças que dragões podem ser mortos.

Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.

O verdadeiro soldado luta não porque ele odeia o que está à sua frente, mas porque ele ama o que está atrás de si.

Só uma coisa morta segue a correnteza. Tem que se estar vivo para contrariá-la.

Uma das principais missões da igreja Católica é fazer que não se cometam os mesmos velhos erros... e que, ainda no futuro, possam continuamente cair em armadilhas (heresias). Dogmaticamente defende o gênero humano de seus piores inimigos, ... que são os antigos erros.

O cristianismo prega o valor infinito do que aparenta não ter valor e a inutilidade infinita do que aparenta ser valioso.

Todos os homens podem ser criminosos, se tentados; todos os homens podem ser heróis, se inspirados.

Não é que eles não podem ver a solução. É que eles não podem ver o problema.

Pode-se entender o cosmos, mas nunca o ego; o eu é mais distante do que qualquer estrela.

Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos, não se divertirá por muito tempo.

Há uma grande lição na 'Bela e a Fera': tem coisas que precisam ser amadas antes de ser amáveis.

Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos em asilos de lunáticos.

É inútil falar sobre a alternativa de razão e fé. A própria razão é uma questão de fé. É um ato de fé afirmar que nossos pensamentos têm alguma relação com a realidade, por mínima que seja.

Um estranho fanatismo preenche nossos dias: o ódio fanático contra a moral, especialmente contra a moral cristã.

Todos os pensadores modernos são reacionários, pois seus pensamentos são sempre uma reação àquilo que se passou anteriormente. Quando nos deparamos com um homem moderno, apercebemo-nos de que ele está sempre vindo de algum lugar, não indo para um.

Você nunca terá uma revolução para estabelecer uma democracia. Você deve ter uma democracia para ter uma revolução.

Homens corajosos são vertebrados: têm a maciez na superfície e sua firmeza está no meio. Mas esses covardes modernos são crustáceos: sua dureza está toda na casca e sua moleza está dentro.

O Natal é feito de um belo e intencional paradoxo; que o nascimento do desabrigado deve ser comemorado em todos os lares.

O casamento descansa sobre o fato de que não é possível, ao mesmo tempo, guardar a torta e comê-la. Não se pode dar o coração e ficar com ele.

A família é a fábrica que produz a humanidade, e o inimigo do amor e da família é o próprio EU. O individualismo é uma ilusão de adolescente. Alguém declara seu amor e pede em casamento a mulher amada propondo-lhe se ela quer ajudá-lo a livrá-lo de si mesmo.

A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns.

Diz-se que, dentro de casa, tudo é decoro, rotina e monotonia; enquanto fora tudo é aventura e variedade. Mas, na verdade, o lar é o único lugar onde se goza a verdadeira liberdade e o único ponto sobre a terra onde o homem pode alterar de repente as suas disposições, fazer experiências e entregar-se a seus caprichos.

O coração que está preparado para desfrutar de tranquilidade deve estar também preparado para ser ferido. Se alguém deseja somente ser feliz, ser constante e inconscientemente feliz como os animais, seria mais conveniente não ter absolutamente um coração.

Mas talvez Deus seja forte o suficiente para exultar na monotonia. É possível que Deus todas as manhãs diga ao sol: “Vamos de novo”; e todas as noites à lua: “Vamos de novo”. Talvez não seja uma necessidade automática que torna todas as margaridas iguais; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas nunca se canse de criá-las.

As memórias mais marcantes de um homem não são aquelas que se consolidam ao longo do tempo, mas aquelas que são subitamente recordadas, por alguma razão, como que puxadas de um abismo.

O anarquismo nos estimula a ser artistas criativos arro­jados e a não dar atenção alguma a leis e limites. Mas é impossível ser artista e não dar atenção a leis e limites. A arte é limitação; a essência de todos os quadros é a moldu­ra. Se você desenha uma girafa, deve desenhá-la de pesco­ço comprido. Se, dentro do seu método criativo arrojado, você se julgar livre para desenhar uma girafa de pescoço curto, de fato descobrirá que não está livre para desenhar uma girafa. No momento em que se entra no mundo dos fatos, entra-se no mundo dos limites. Pode-se libertar as coisas de leis externas ou acidentais, mas não das leis da sua própria natureza. Você pode, se quiser, libertar um ti­gre da jaula; mas não pode libertá-lo de suas listras. Não liberte o camelo do fardo de sua corcova: você o estaria libertando de ser um camelo. Não saia por aí feito um de­magogo, estimulando triângulos a libertar-se da prisão de seus três lados. Se um triângulo se libertar de seus três la­dos, sua vida chega a um desfecho lamentável.

O homem foi concebido para duvidar de si mesmo, mas não duvidar da verdade, e isso foi exatamente invertido.

Nenhum homem é, de fato, bom, enquanto não souber quão mal ele é, ou poderia ser.

O pior momento de um ateu é quando ele está realmente grato e não tem a quem agradecer.

A educação é violenta porque é criativa. É criativa porque é humana. É tão implacável quanto tocar violino; tão dogmática quanto fazer uma pintura; tão brutal quanto construir uma casa. Resumindo, é o que toda ação humana é, uma interferência na vida e no crescimento.

Na beira de um precipício, só há uma maneira de seguir adiante: dar um passo atrás.

Os poetas têm estado misteriosamente em silêncio sobre a questão do queijo.

Quem morre por amor à vida e quem morre por amor à morte? [...] Obviamente um suicida é o oposto de um mártir. Um mártir é um homem que se preocupa tanto com alguma coisa fora dele que se esquece de sua vida pessoal. Um suicida é um homem que se preocupa tão pouco com tudo o que está fora dele que ele quer ver o fim de tudo. Um quer que alguma coisa comece; o outro, que tudo acabe.

O viajante vê o que vê. O turista vê o que ele veio ver.

Imparcialidade é um nome pomposo para indiferença, que é um nome elegante para ignorância.

Psicanálise é confissão sem absolvição.

Uma inconveniência é apenas uma aventura erroneamente considerada; uma aventura é uma inconveniência corretamente considerada.

O principal negócio terreno do ser humano é construir seu lar e seus arredores, tão simbólico e significativo para sua imaginação quanto ele seja capaz.

Ser fiel a uma única mulher é um preço pequeno demais se comparado a algo tão grande, como ter uma mulher.

A humildade é mãe de gigantes. Você vê grandes coisas do vale, mas apenas coisas pequenas do pico.

O casamento é um duelo mortal que nenhum homem honrado deve rejeitar.

O que o mundo hoje espera de um católico é que ele respeite todas as religiões, exceto a sua própria.

O homem comum sempre foi sadio porque o homem comum sempre foi um místico. Ele aceitou a penumbra. Ele sempre teve um pé na terra e outro num país encantado. Ele sempre se manteve livre para duvidar de seus deuses; mas, ao contrário do agnóstico de hoje, livre também para acreditar neles.

Por que todos os tolos do mundo pensam que a alma só é livre quando desobedece uma ordem?

Dizer que o controle de natalidade é um progresso social, é como dizer que a decapitação é um avanço na odontologia para curar a dor de dente.

Todos os caminhos retilíneos da lógica levam ao caos, à anarquia ou à obediência passiva, por tratar o universo como uma pura engrenagem material ou então como uma ilusão da mente. É somente o místico, o homem que aceita as contradições, que pode sorrir e caminhar livre.

Sem educação corremos o perigo horrível e mortal de levar a sério as pessoas educadas.

Quando as coisas não estão funcionando, é preciso do pensador, do homem com uma doutrina que explica por que elas não estão funcionando. Enquanto Roma arde em chamas, é errado tocar violino; mas é correto estudar teoria hidráulica.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê?

Relíquia

Cinzas acesas