Edmund Burke 1729-1797


Aquele que luta contra nós fortalece nossos nervos e aprimora nossas qualidades. Nosso antagonista trabalha por nós.

Antes de qualquer problema político, existe um drama moral.

Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la.

Aqueles que tentam nivelar nunca igualam. Em todas as sociedades compostas de diferentes classes de cidadãos é necessário que algumas delas se sobreponham às outras. Os niveladores, portanto, apenas mudam e pervertem a ordem natural das coisas, sobrecarregando o edifício social ao colocar no ar o que a solidez do edifício exige que seja posto no chão.

As más leis são a pior espécie de tirania.

Há sempre um limite além do que a tolerância deixa de ser uma virtude.

Há quem defenda os seus erros como se estivesse a defender uma herança.

Sob a pressão das preocupações e das tristezas sobre a nossa mortal condição, pessoas de todas as épocas, e em todos os países, usaram algum tipo de ajuda às suas consolações morais: vinho, cerveja, ópio, brandy ou tabaco. Considero portanto que a proibição de destilarias é - economicamente, financeiramente, comercialmente, medicinalmente e até moralmente - uma medida mais bem intencionada do que bem pensada. É muito sacrifício por mero preconceito.

Os que têm muito a esperar e nada a perder serão sempre perigosos.

O homem na sua constituição é um animal religioso.

As pessoas não serão capazes de olhar para a posteridade, se não tiverem em consideração a experiência dos seus antepassados.

É um erro popular muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho a lamentarem-se a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar.

Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada.

Comentários

  1. Gostei muito! Melhor blog do mundo, diria! A modéstia é a pedra no sapato do viajante que impede que vá onde é seu lugar de ir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por quê?

Relíquia

Cinzas acesas